Certifique-se de estar levando os documentos necessários para sua viagem: passaporte, vouchers, roteiro da viagem, certificado de vacina, vistos, passagens aéreas, etc.

Leia atentamente o roteiro e vouchers especialmente elaborados para sua viagem. Havendo alguma alteração ou imprevisto em sua viagem, mantenha contato com os fornecedores locais, cujos telefones encontram-se no roteiro / vouchers.

Passagem aérea


Seu bilhete aéreo deve ter o mesmo sobrenome do seu documento de identificação com o qual você viajará (RG ou passaporte). Você sempre deve se apresentar no aeroporto com antecedência. Para vôos nacionais, pelo menos duas horas. Em vôos internacionais, pelo menos três horas.
Recomendamos sempre confirmar com antecendência, junto a cia aéra, se o horário do seu voo está mantido ou se houve alguma alteração.
Se por algum motivo você modificar sua viagem, é necessário cancelar sua reserva. Sem o cancelamento fica caracterizado o no-show e todas as demais reservas do seu bilhete são canceladas. E, ainda mais, a falta de cancelamento gera uma multa, de responsabilidade do passageiro.
Os bilhetes aéreos incluídos em nossos produtos referem-se a tarifas especiais reduzidas implicando em certas restrições (endosso/mudanças de rota/reembolsos, validades, etc).

Bagagem


Cuidado com o excesso de peso. A maioria das companhias aéreas e operadores terrestres aceita uma mala de 23kg e uma maleta de mão de 5kg. Mas lembre-se que você provavelmente fará compras durante a viagem.
Consulte seu agente de viagens sobre qual a política de bagagens praticada pela cia aérea que irá utilizar.
Importante - tenha sempre à mão, seus documentos de viagem: passaporte, vouchers, passagens, certificado de vacina, cartão assistência e dinheiro.

Traslados


O serviço de traslado é contratado para esperar até 40 minutos após o horário de chegada do vôo. Atrasos do vôo, demora na imigração ou na localização das bagagens podem extrapolar esse tempo. Nesse caso o serviço pode não ser realizado, sem direito a reembolso.
Em caso de desencontro, o passageiro deve entrar em contato com o operador local através do telefone existente no voucher do serviço. Em caso de dificuldade, o passageiro deve procurar o balcão de atendimento ao turismo, geralmente localizado na área de desembarque dos aeroportos.
Em geral, o serviço de traslado não inclui carregadores em aeroportos ou maleteiros nos hotéis. Estas despesas são por conta do passageiro.

Hotéis


O check in dos hotéis nacionais costuma ser a partir das 14h00, o check out até as 12h00, enquanto que o checkin dos hoteis internacionais costuma ser a partir das 16h00 e o check out até às 10h00.
Caso o passageiro deixe o hotel antes da data prevista, não haverá reembolso das diárias não utilizadas.
O serviço de carregadores de bagagens (maleteiros) não está incluído na maioria dos roteiros. Quando este serviço está disponível e incluído no roteiro de viagem, esta informação é mencionada no descritivo do roteiro.
Na Europa, a maioria das cidades proíbe a entrada ou circulação de ônibus na região central. Por isso, os hotéis utilizados nos circuitos europeus são localizados fora do centro.

Assistência Médica


A maioria dos roteiros da operadora inclui o seguro básico para emergências no exterior. Verifique se é o seu caso.
Se necessitar usar o seguro, entre em contato prévio com a seguradora através do número constante no cartão de assistência.
A seguradora não reembolsa despesas ou serviços de terceiros que não tenham sido previamente solicitados e aprovados.
A Comissão Européia de Turismo (CET) informa que os turistas brasileiros viajando para os países que compõem o Espaço Schegen devem possuir um seguro com a cobertura mínima de EUR 30.000 (trinta mil euros). Verifique se você possui este seguro ou solicite ao seu agente de viagem.



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